quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CNM

A Companhia Nacional de Música funciona desde 1993 como Editora, Produtora e Distribuidora de fonogramas e videogramas musicais, sendo desde o início dirigida por Nuno Rodrigues. Como Produtora e Editora independente a funcionar no peculiar mercado português, a CNM tem sabido construir um percurso de relevo e que contribuiu mais do que uma vez para a revelação de nomes e projectos de reconhecida qualidade. Beneficiando da experiência de Nuno Rodrigues, que desde a segunda metade da década de 1970 contribuiu decisivamente para a produção e descoberta de novos talentos nacionais e durante as décadas de 1980 e 1990 representou a quase totalidade das “indie labels” neste mercado. Foi ao longo da última década e meia que a CNM passa a representar as mais prestigiadas marcas de Música Clássica, de Ópera e de Bailado: Opus Arte, Arthaus, Euroarts, Naxos, Wigmore, Soli Deo Gloria, Christopher Nupen Films, Capriccio, BR Klassik, TDK, entre outras, verdadeiras referências para qualquer companhia no Mundo.

Com a aquisição da editora Strauss, em 2003, que detinha já o catálogo das extintas Sassetti e Zip-Zip, a CNM veio assim enriquecer de forma substancial o seu catálogo, passando a representar a quase totalidade da obra de Júlio Pereira e trabalhos da Banda do Casaco, de Fernando Tordo, de Luís Cília e de Né Ladeiras, além de muitos outros nomes fundamentais da música portuguesa. Recentemente, organizou edições especiais da obra de Fernando Lopes-Graça, Barata Moura e José Afonso. Também o fado tem sido tratado de forma especial na CNM, que ajudou à consagração de Joana Amendoeira, Ricardo Ribeiro e tantos outros.

No que respeita ao Domínio Público, a CNM foi a primeira companhia a registar a propriedade de obras gravadas das quais se destaca um significativo número de obras de Amália Rodrigues e a prosseguir essa política editorial, com nomes fundamentais quer do nosso património quer dos mais representativos de outras culturas. Nomes como João Gilberto, Jacques Brel, Miles Davis e tantos outros.

A CNM para além de Produtora é Editora e possui no seu significativo catálogo de Publishing, alguns dos mais importantes temas da nossa música, como por exemplo: “ Nem às Paredes Confesso”, “ Foi Deus”, “ Teus Olhos Castanhos” e obras de Freitas Branco.

ecentemente iniciaram a edição de partituras e de alguns manuais oficialmente adoptados como a “Teoria Musical” e “Solfejos de Artur Fão”.

Em Dezembro de 2010, a CNM começou a reeditar os “ Livros que se ouvem”. Não poderia ter iniciado a Colecção de melhor maneira: Fernando Pessoa por João Villaret e Mário Viegas e Jorge de Sena pelo próprio.

http://www.cnmusica.com/pt/editora.aspx

A loja fica na Rua Nova do Almada, em Lisboa.

("Sucedeu à Sassetti e à Strauss, de que herdou a partir de 2003 aquele espaço e espólio de gravações de música portuguesa e de fado" - Discotecas e Lojas de música da Baixa e do Chiado)

Cnm - Companhia Nacional de Música, S.A.

Actividades de Gravação de Som e Edição de Música
Concelho: Lisboa
Início de Actividade: 1993

Sem comentários:

Enviar um comentário