domingo, 20 de março de 2011

Sassetti


Nos tempos em que não havia aparelhagens domésticas em todos os lares e as grafonolas e os discos eram ainda objecto raro, para além de caro e uma modernice pegada, as meninas (e alguns meninos) aprendiam a tocar piano muitas vezes com professores e professoras que iam a casa, e que permitiam depois que se fizesse um exame do curso de piano, ou que se seguisse mesmo para um curso superior de piano, muitas e muitas vezes à custa dos ouvidos dos vizinhos, prática aliás infelizmente ainda hoje corrente.

Mas estimulava-se o gosto e o conhecimento pela música, sendo frequente encontrar lojas que se dedicavam à venda de partituras para piano, para além de editoras especializadas, de entre as quais valerá a pena destacar a Sassetti e Cª Editora, sediada na Rua do Carmo, em Lisboa, editora cujo nome teve origem numa família italiana, e que acabou por envolver-se também em edições discográficas.

Coisas de outros tempos, 06/05/2005


Sassetti & Companhia Limitada

A casa Sassetti existia desde 1848 e por lá passaram alguns dos maiores artistas portugueses dos últimos 150 anos. É um património musical de valor inestimável, uma inteira fatia da história da cultura portuguesa. Mas a Sassetti foi também uma das empresas vítimas do 25 de Abril, altura em que entrou em regime de autogestão que conduziria ao seu colapso comercial.

Alguns artistas, como Sérgio Godinho, Fausto e José Mário Branco tomaram depois a iniciativa de recuperar o material que haviam gravado para essa produtora, tendo em vista a sua reedição em CD. Foram, todavia, iniciativas pontuais e o grosso do riquíssimo património da Sassetti ficou bastante votado ao esquecimento ao longo de toda a década de 80.

A Strauss comprou, em 1991, o catálogo Sassetti.

Luís Maio

A editora comemorou 35 anos em 1983. Nos anos 80 lançou discos de Tó Neto, Fausto ("Por Este Rio Acima"), Júlio Pereira, José Afonso, Fernando Girão, Rui Júnior, Rosa dos Ventos, entre outros.

Diapasão e Guilda da Música eram algumas das suas etiquetas.

Sérgio Godinho, Joaquim Jorge Letria, José Mário Branco, José Afonso,...

--Desenho com artistas editados pela Sassetti. (1984) - site de Rui Júnior

Sem comentários:

Enviar um comentário