quinta-feira, 10 de março de 2011

Estúdio


Emílio Mateus é um homem que há muito frequenta o fado, é conhecedor profundo das coisas do fado, foi decerto nos anos setenta o editor que mais oportunidade deu aos fadistas de terem a sua voz em disco, penso até que deveria pensar em editar em livro as suas memórias pois decerto que teríamos muitas surpresas. Foi casado com a fadista Saudade dos Santos.

http://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt/31346.html

A Ovação, empresa fonográfica independente dirigida por Carlos Lacerda, tem nove anos de existência. Na altura da sua fundação, adquiriu o catálogo Estúdio, empresa que existia desde os anos 60, e na qual devem ter sido lançados 40 mil títulos portugueses. Este património está ainda em boa parte por revitalizar, mas há alguns nomes importantes, nomeadamente do fado, que foram já objecto de reedição, primeiro em vinil e agora em CD, na série especialmente criada para o efeito e intitulada «Bons Momentos da Música Portuguesa». Estão assim disponíveis, sob a forma de compilações, retrospectivas de Alfredo Marceneiro, Manuel de Almeida, Tristão da Silva, Tony de Matos e Maria da Fé. Os dois últimos são os artistas que mais gravaram para a Estúdio, estando a Ovação na posse de cerca de uma dezena de

Luís Maio, Público, 01/03/1994

A editora Estúdio começou em 1966.

O nome da empresa era Mundusom. A Mundusom - Sociedade Industrial do Som, SARL era responsável pela edição de discos de etiquetas como Estúdio, Trevo e Monitor. E estava ligada aos estúdios Polysom.

Outros nomes: Florinda Maria, Vasco Rafael, Fernando Maurício, Beatriz da Conceição, etc...

Sem comentários:

Enviar um comentário