terça-feira, 8 de novembro de 2011

Imavox

Por escritura de 11/V/1972 foi constituída a sociedade “IMAVOX - Som e Imagem, SARL”, sendo que a accionista maioritária era o “Rádio Clube Português, SACRL”. Esta veio a ser nacionalizada em Dezembro de 1975, através do DL. no 674-C/75;

Após a nacionalização da Rádio, a Comissão Administrativa da Radiodifusão Portuguesa nomeou uma Comissão Administrativa para a IMAVOX, que substitui os órgãos legais e estatutários. Tal Comissão, de composição variável, administrou a IMAVOX até 26/VI/1979;

Em acta de Assembleia Geral de 18/VI/1979, foram nomeados administradores da executada IMAVOX Arlindo Gomes de Carvalho, Júlio César Carvalho Rodrigues Pereira, Rui Eduardo Oliveira Soares, Joel Nelson Mendonça Vaz e “Parodiantes de Lisboa, Publicidade e Artes Gráficas, Lda.”, para o triénio de 18/VI/1979 e 18/VI/1982.

O Conselho de Administração nomeado em 18/VI/1979 elaborou um relatório ao Presidente da Comissão Administrativa da Radiodifusão Portuguesa, sendo a situação económica da IMAVOX, em Junho de 1979, de falência técnica, só não declarada por a maioria dos credores se situarem na esfera estatal. O Conselho de Administração, então nomeado, após a análise da situação económico-financeira da empresa, perante a situação de falência técnica, tomou várias medidas com vista à recuperação económico-financeira da IMAVOX, designadamente:

- a satisfação de alguns compromissos mais prementes com o estrangeiro;
- liquidação de todos os encargos contraídos durante o mandato da administração, nomeadamente, de natureza fiscal;
– reestruturação dos serviços;
- transferência do armazém para a sede;
- aluguer da fábrica de discos da R.D.P., o que se considerou um factor essencial de sobrevivência da IMAVOX;
- estabelecimento de bases para uma programação com vista a uma permanente intervenção no mercado do disco;

Por sentença de 15/V/1984, a IMAVOX foi declarada em estado de falência;

Dados retirados do Acórdão de 27 de Setembro de 1995

"Mais tarde comecei a fazer as minhas próprias músicas e decidi ir mostrá-las. Um amigo meu conhecia umas pessoas no Rádio Clube Português que estavam ligadas a uma editora nova, a IMAVOX, e foi aí que gravei o meu primeiro disco. Foi assim que a música entrou na minha vida." Carlos Alberto Vidal, i, 2011 (Gravou dois singles e o LP "Changri-Lá" para a Imavox).

"Entretanto, ainda em 1972, assina contrato com a Editora IMAVOX , editora ligada ao Rádio Clube Português, onde grava o seu primeiro L.P, designado por Cantos Livres, Contos Velhos, ( L. P. – 1973 ) e os singles Amigo, meu amigo ( single – l973); Barquinha vai, Barquinha vem ( single – 1974)." (Biografia de Francisco Naia)

Editora ligada ao Rádio Clube Português. António Sala foi colaborador da Imavox. Para a editora gravaram nomes como Rodrigo, Berta Cardoso, Cidália Moreira, Carlos Zel, João Ferreira Rosa, António Calvário, José Cheta, Perspectiva, Banda do Casaco, Petrus Castrus, Carlos Alberto Vidal, Very Nice, Go Graal Blues Band, etc

Era a representante em Portugal da Motown.

A Imavox chegou a ser responsável pela edição dos discos da "Discoteca Básica Nacional", iniciada em 1978, e que mais tarde, em 1987, passaria a fazer parte da editora PortugalSom.

IMAVOX

Representavam a Motown em Portugal.

Houve uma complicação legal que condenou José Serafim e a Movieplay. Durante 8 anos a Riso & Ritmo comprou discos da Motown à Imavox que os podia produzir. Quando não tinha capacidade de produção a Riso e Ritmo podia produzir os discos noutro fabricante. O que acontecia na fábrica da Rádio Triunfo que também era propriedade de José Serafim.

(Billboard, 25/07/1981 e 08/08/1981)

Ligação:

http://www.discogs.com/label/Imavox
http://rateyourmusic.com/label/imavox/

Sem comentários:

Enviar um comentário