terça-feira, 19 de abril de 2011

BMG


A RCA, que em Portugal é reresentada pela Polygram, aguarda brevemente a chegada do grupo Ariola conforme acordo internacional celebrado no ano passado entre a RCA e a Ariola.

Assim a Ariola deixará a sua actual casa em Portugal, a Dacapo, passando para a RCA/Polygram.

Blitz, 04/02/1986

BMG (Bertelsmann Music Group) foi uma das seis divisões da empresa alemã Bertelsmann, formada em 1987 para englobar as actividades relacionadas às gravações musicais da empresa

wikipedia

A BMG Ariola Portugal iniciou as suas actividades em 1989. No ano seguinte convidaram Tozé Brito para Director da empresa. Obtiveram grande sucesso com nomes como Delfins, Sitiados, Resistência, UHF, Santos & Pecadores, etc...

Tozé Brito deixou a empresa oito anos depois quando lhe exigiam a liderança do mercado. Após a sua saída a empresa decresceu bastante acabando por dispensar a maior parte dos artistas contratados.

A BMG acabou por ser incorporada na Sony.

noticia de 1998

A agenda BMG para a segunda metade de 98 promete prioridade absoluta ao catálogo nacional. Depois de, ao longo do primeiro semestre ter lançado álbuns de Flak (a estreia a solo do guitarrista dos Rádio Macau), Fernando Cunha (também num primeiro disco a solo, o guitarrista dos Delfins), Luís Represas (o primeiro álbum para a editora do ex-Trovante), Delfins (numa compilação com versões em castelhano) e Ovelha Negra (disco do novo projecto de Paulo Pedro Gonçalves), a BMG tem agendada para a segunda metade de 98 um total de 11 propostas em português.

Ainda este mês será lançado o primeiro disco dos Tsé Tsé, um novo projecto na área da pop. Igualmente perto está o álbum de estreia de Jorge Rocha (sem as Lipstick) para a BMG. "Uma primeira experiência da companhia nesta área", disse ao DN Tozé Brito, não escondendo alguma expectativa sobre este lançamento em concreto.

Em Julho será a vez de uma outra estreia, a das Baby, nas palavras de Tozé Brito, "uma versão actualizada das Doce, que não são pimba"... Também em Julho, será lançado o segundo álbum dos portuenses DR Sax. Um dos discos mais aguardados neste cardápio dadas as interessantes pistas de 0670. Os Caravana, projecto pop do guitarrista que acompanha os Delfins em palco, terão direito a estreia antes da pausa de Agosto.

Depois das férias, em Setembro, serão editados discos dos Entre Aspas (o quarto álbum de originais do grupo, a ser produzido por Flak), de Gil do Carmo e um disco de baladas de Adelaide Ferreira que inclui um dueto com Dulce Pontes (Papel Principal).

Um novo álbum dos Santos e Pecadores constitui o programa das festas de Outubro. E, em Novembro, será finalmente editado o álbum a solo de Miguel Ângelo, vocalista dos Delfins. Disco forçado a sucessivos adiamentos desde 1995, será totalmente regravado, já que todas as fitas nas quais em tempos Miguel Ângelo trabalhou serão arquivadas. Em dúvida está, segundo confidenciou Tozé Brito, a própria inclusão da cover de E depois do Adeus no alinhamento do disco. O ano fecha com chave de ouro, em Dezembro, com o álbum que assinalará a reunião dos Rádio Macau.

Dn, 24/06/1998

noticia de 2004

O director de marketing da BMG, Nuno Robles, é dos mais confiantes em relação aos próximos tempos: "A música vai sempre existir e vamos adaptar-nos ao mercado. Temos de lutar. O futuro não é deprimente, é um desafio, não é nenhum poço." A BMG, diz, não despediu ninguém nos últimos meses, porque previu o que vinha aí - "Fizemos uma reestruturação há três anos, pelo que a crise está a afectar-nos um pouco menos". O que chama uma "estrutura mais saudável" é mantida por 10 pessoas (eram 20). Com uma quota de 6 por cento, a BMG espera um "maior dinamismo no mercado com os festivais Rock In Rio-Lisboa e Super Bock Super Rock".

JOSÉ J. MATEUS / Público, 02/05/2004

B. M. G. Ariola - Actividades Audiovisuais, Lda.
Discos de Música - Editores
Jardim Malmequeres, 9 - Pontinha
1675-000 Pontinha Lisboa

http://www.nossoportugal.com/empresa-52404/b-m-g-ariola-actividades-audiovisuais-lda.html

2 comentários:

  1. Boas tardes. Gostaria de saber como adquirir o cd em que participam o paulo de carvalho e o tito paris intitulado "musica d´alma" editado em 1993 pela BMG ariola com a ref. 74321161752. É o único disco do paulo de carvalho que me falta. Gratos pelo favor da v/ resposta. jose mario ferreira tlm 969717845 joebarbosa@sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá boa noite gostava de comprar o CD Xana as meninas boas vão para o céu e as mas vão para todo o lado como posso fazer?
    montoyaadriano76@gmail.com

    ResponderEliminar